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Estratégia de conteúdo certeira! Confira aqui os primeiros passos

CONHEÇA SUA PERSONA

Personas, ou avatares, são descrições/características pessoais de um cliente típico. Para iniciar este mapeamento, uma dica é iniciar pela sua atual base de clientes e encontrar os principais pontos em comum.
Todos buscam o conteúdo lhes é interessante, por isso conhecer o seu público-alvo é essencial para conseguir produzir este conteúdo. O mapeamento de personas é uma ferramenta que vai lhe ajudar a manter em mente as expectativas do seu público.

Uma estratégia de conteúdo sem clareza sobre a expectativa do seu público-alvo tende a possuir conteúdos desalinhados e pouco atrativos. Garanta um bom alinhamento do seu conteúdo com a expectativa da sua persona.

DESENHE A JORNADA DE COMPRA DE ACORDO COM OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA SUA PERSONA

Imagine um possível cliente seu que precisa de seu produto/serviço, mas não o conhece ou, talvez, nem saiba que precisa do seu produto. Agora imagine um cliente atual seu que está satisfeito com a sua solução. O caminho percorrido entre este possível cliente e o seu cliente atual é o que chamamos de jornada de compra.

Há uma estimativa de que dois terços da jornada de compra é percorrida sem que haja o envolvimento direto do possível cliente. Por isso, se relacionar com seu público através de uma estratégia de conteúdo é uma excelente forma de encantar essas pessoas e, posteriormente, transformá-las em clientes.

A jornada de compra pode ser dividida em 4 etapas, conforme podemos observar abaixo:

·          Aprendizado e Descoberta;

·         Reconhecimento do Problema;

·         Consideração da Solução;

·         Decisão de Compra.

A partir disso, você consegue desenhar a jornada de compra de acordo com os desafios ou oportunidades da sua persona.

BRAINSTORM DE IDEIAS PARA SUA ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO

A primeira ação a ser feita em relação ao tipo de conteúdo é se ele será utilizado como uma oferta isca, ou seja, algo que será concedido mediante um preenchimento de formulário de contato, por exemplo, ou se será algo disponível sem necessidade de conversão.

Um bom exemplo de material sem conversão são as postagens de blog, que são conteúdos que irão lhe ajudar a obter tráfego orgânico e autoridade para depois direcionar seus visitantes até uma oferta isca.

Uma dica importante é nunca deixar de lado a pesquisa de palavras-chave. É baseando-se nessa pesquisa que seu site terá acessos orgânicos e recorrentes pelos mecanismos de busca. O segredo é unir uma boa pesquisa de palavra-chave com um bom brainstorm de dores de sua persona.

MONTE SEU CALENDÁRIO DE PUBLICAÇÃO

Recomenda-se, para quem está começando uma estratégia de conteúdo, a criação de um calendário mínimo. Normalmente, uma postagem semanal no blog, para  gerar tráfego constante em seu site, e um conteúdo agradável (que solicite preenchimento de formulário de contato) por mês.

Na sua lista de conteúdos a serem produzidos, defina responsáveis e datas.

É importante também estipular uma pessoa que será a responsável pela estratégia de conteúdo, garantindo dessa forma que tanto os posts do blog como os lançamentos de materiais sejam feitos com qualidade e nos prazos estipulados.

PROMOVA SEU CONTEÚDO

Existem diversas formas de promover seu conteúdo, inclusive de forma gratuita. Confira abaixo algumas delas:

Site

Depois que seus posts estiverem em seu blog, é hora de focar no conteúdo!

Ao montar uma Landing Page ou conteúdo que requer preenchimento de formulário de contato, não esqueça de posicionar um link para este conteúdo no seu site.

Email Marketing

Muitos dos seus conteúdos serão relevantes para sua base de clientes. Para transmitir estes materiais a eles, uma newsletter de conteúdos educativos pode ser uma boa prática para sua estratégia de conteúdo.

Mídias Sociais

Sua empresa já possui perfis nas redes sociais, certo? Aproveite dessas redes para disponibilizar seu conteúdo.

Indica-se que você crie uma espécie de resumo do seu conteúdo para cada mídia social, respeitando suas diferenças de comunicação, e compartilhando-o com seus seguidores.

Mídia Paga

Além das alternativas de promoção gratuitas, sua empresa também pode utilizar mídia paga para promover materiais e gerar novos Leads. Os principais são mecanismos de busca (Google Adwords, Bing Ads, etc) e mídias sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads, etc).

Uma dica importante é direcionar seu anúncio para uma página que gere Leads, evitando enviar tráfego pago para páginas sem ofertas. Dessa forma você consegue medir melhor o retorno sobre o investimento feito em sua estratégia de conteúdo.

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