fbpx

Google Ads ou Facebook Ads, qual é o melhor para minha empresa?

No marketing tradicional, os anúncios em jornais e revistas são uma maneira comum de divulgar um negócio e promover vendas.

E no marketing digital acontece algo parecido: os Ads! Ou: anúncios online.

Existem diversos canais, também chamados de “mídias pagas” que você pode usar para divulgar ads. Em nosso artigo dessa semana, nós iremos focar em dois principais: O Facebook Ads e o Google Adwords.

Mas, e se você precisasse escolher apenas um deles, qual seria o melhor?

A resposta não é tão simples. E antes de bater o martelo é necessário um pouco de análise prévia, já que tanto o Facebook Ads quanto o Google Adwords possuem características bastante distintas entre si. Então vamos conhecer as principais forças e fraquezas de cada um e assim, descobrir qual é o melhor para a sua estratégia?

GOOGLE ADWORDS

Muitas empresas já estão acostumadas a publicar no Google Adwords. Isso porque o retorno é praticamente garantido. Isso acontece porque os anúncios aparecem em convergência com os do campo de pesquisa. O que significa que se um usuário digita “extintor de incêndio” na busca do Google, é possível anunciar no campo “links patrocinados” os seus produtos contra incêndio, por exemplo.

A principal vantagem dessa modalidade de anúncio é que os usuários já estão procurando por uma palavra-chave que você relacionou ao seu serviço, então é possível dizer que esses usuários estão mais “prontos” para comprar. Ou seja, você está oferecendo exatamente o que essas pessoas estão procurando no momento em que precisam. Consequentemente, a taxa de conversão é bem alta e é fácil medir o retorno sobre o investimento. 😉

Outra forma de anunciar é através da rede de display, onde estão os sites que participam de programas de afiliados do Google, o Google Adsense. Aqui também é possível anunciar no YouTube, Gmail e outros sites.

Uma coisa é certa, o Google Adwords já é uma das ferramentas de marketing digital mais consolidadas da atualidade. Sendo que seu lançamento foi em 2000, com apenas 350 anunciantes.

É importante ressaltar também a sua grande vantagem comparado aos concorrentes, no que diz respeito ao seu alcance. Basicamente qualquer usuário de internet no mundo utiliza o Google diariamente.

Vamos colocar isso em números?

  • São mais de 40.000 pesquisas realizadas no Google por segundo
  • E 180 bilhões de pesquisas por mês
  • Com o Google Adwords, 2.6 bilhões de pesquisas por mês exibem ads dos anunciantes
  • Totalizando um potencial de alcance de 90% de todos os usuários de internet do mundo!

E não para por aí. O Google também está ficando cada vez mais sofisticado, com o uso de inteligência artificial e aprendizagem automática.

Por isso, ele tem o potencial para se tornar, cada vez mais, um elemento integrado à vida da população.

Através do uso dos ads, qualquer anunciante pode embarcar nessa integração entre as pessoas e o mundo digital.

No Adwords, o anunciante só paga quando seu anúncio for clicado. Além disso, não existe um valor mínimo para uma campanha. Ou seja, é o próprio anunciante quem decide quanto está disposto a pagar. E para quem não sabe por onde começar, o Google fornece diversas estatísticas com estimativas de tráfego e custo de palavras-chave que vão te ajudar muito no planejamento.

Não há dúvida, o Google Adwords já se consolidou como líder de mercado e já está presente no orçamento fixo de muitas empresas.

FACEBOOK ADS

Porém nos últimos anos surgiu uma alternativa dependendo do objetivo da empresa com uma campanha: o Facebook e o Facebook Ads, principalmente para segmentação de público.

O Facebook Ads é a alternativa mais usada no que se refere a “paid social”, ou seja, anúncios em redes sociais. Embora existam serviços de ads em várias outras redes – como LinkedIn, Twitter e Instagram -, o Facebook ainda é considerado o canal de maior retorno.

O motivo é seu grande potencial de alcance. Vamos colocar isso em números?

  • O Facebook tem o maior número de usuários ativos por mês: mais de 1.28 bilhão
  • E chega a 1 trilhão de visualizações por mês
  • Totalizando um potencial de alcance de 43.8% de todos os usuários de internet do mundo!

Umas das principais características dessa modalidade de anúncio é a alta segmentação do público que vai visualizar seu anúncio. E o Facebook consegue fazer isso com a ajuda dos próprios usuários! Afinal, a maioria das pessoas preenche seu perfil na rede social com uma riqueza de detalhes!

O fator visual também contribui bastante para o alcance dos anúncios no Facebook Ads. Isso porque são utilizadas muitas imagens e vídeos, o que faz com que eles se integrem melhor ao feed de notícias dos usuários.

Consequentemente, o resultado acaba sendo mais suave e, ao mesmo tempo, mais persuasivo do que os anúncios somente com texto.

Os anúncios no Facebook normalmente são constituídos por texto e foto. Além disso, podem direcionar para seu site ou fanpage. Ou seja, se você deseja divulgar a fanpage da marca, é possível promover através de histórias patrocinadas, posts patrocinados e a opção curtir. Mas é importante salientar que o melhor lugar para promover a fanpage ainda é dentro do próprio Facebook.

Agora, quando o assunto é o site de uma marca ou e-commerce, você terá a possibilidade de escolher com bastante precisão o público que se deseja captar. O próprio Facebook permite segmentar o público por sexo, cidade, estado, idade, estado civil (status de relacionamento) profissões, interesses pessoais, etc. E assim como acontece no Google Adwords, aqui você também consegue controlar o quanto pagar.

Além de todas as vantagens já citadas, também podemos contar como um grande diferencial o fato de que o usuário está navegando pelo Feed e vê os anúncios nas laterais ou no próprio Feed, diferente do Adwords, em que o usuário está buscando pela palavra-chave naquele momento. Isso significa que apesar de muito mais direcionado para o público, o anúncio tem uma taxa menor de conversões.

E qual é a vantagem disso? Você terá mais facilidade em atrair clientes que estejam em estágios iniciais de interesse no produto/serviço. Para empresas que buscam construir um relacionamento com o cliente, atrair o usuário para a fanpage pode ser o melhor negócio, não sendo tão importante a venda imediata.

 ENTÃO, QUAL É A MELHOR ESCOLHA?

Com base em tudo o que você leu até aqui, deve ter percebido o quão difícil pode ser dar um veredito, certo? Mas lá vai: a melhor escolha depende do objetivo que a sua empresa quer atingir. Se o seu objetivo é vender, o Google Adwords ganha a disputa. Isso porque a taxa de conversão é mais alta, atinge-se mais pessoas e principalmente, atinge-se um usuário que pesquisa sobre o assunto e por isso, está mais propenso a efetuar a compra.

Mas se o objetivo da empresa é construir ou consolidar uma marca, além de criar um relacionamento e fidelizar clientes, o melhor é usar Facebooks Ads. Aqui, seu retorno sobre o investimento é mais difícil de calcular, mas a longo prazo as redes sociais são ótimas ferramentas. o/

Dependendo das intenções da empresa e do estágio do negócio, pode-se sim escolher apenas uma forma de divulgação. Mas o mais indicado mesmo é utilizá-las de forma complementar, o Adwords para vender para um consumidor que já existe e procura pelo produto/serviço, ao mesmo tempo em que se usa o Facebook Ads para atrair consumidores para aquele produto/serviço.

Em suma, Facebook Ads e Google Adwords não são rivais! Como esses canais atendem a objetivos diferentes, você pode mesclar o uso dos dois. E, combinados, eles vão garantir máxima visibilidade para o seu negócio.

Deixe uma resposta

Empresa
Atualmente, o SiteNauta tem foco em fazer a sua empresa ou negócio, vender mais, atraindo mais clientes e fazendo com que o investimento no serviço de marketing digital tenha um rápido retorno.
Posts Recentes

Deseja contratar nossos serviços?

Entre em contato conosco imediatamente!
Converse conosco

Deseja um contato mais direto com nossa equipe?

Entre em contato e poderemos analisar sua atual comunicação digital e virar a chave neste processo para captação de novos clientes para o seu negócio.
Sobre nós
O SiteNauta tem por objetivo criar estratégias com foco no mercado digital para impactar pessoas e captar novas oportunidades de venda para empresas.
Novidades
2022 © Todos os direitos reservados.
Abrir chat
Podemos ajudar?