Não é nenhuma novidade que o uso da internet móvel disparou nos últimos anos e que as buscas no Google em dispositivos móveis ULTRAPASSARAM as buscas em computadores! Pois é, essa é a nossa nova realidade e mesmo assim ainda existem empresas que se mostram relutantes a essa mudança. Isso além de gerar uma enorme dor de cabeça nos usuários, acaba fazendo com que você e/ou sua empresa percam diversas oportunidades de negócio.
Nesse artigo, iremos trazer 5 das principais razões que fazem com que um site responsivo seja tão crucial para o seu marketing. Vamos lá?
1) EXPERIÊNCIA POSITIVA PARA O USUÁRIO É UMA NECESSIDADE
Se o acesso de um usuário ao seu site móvel tornar-se uma experiência frustrante, há 61% de chance que esse usuário saia imediatamente, migrando para outro website (que provavelmente será o do seu concorrente).
2) ATIVIDADES SOCIAIS TRAZEM VISITANTES MÓVEIS
Se você já é um adepto do inbound marketing e possui elementos de blogging e mídias sociais vinculados à sua estratégia de comunicação, então você deve ter visto o aumento do tráfego móvel. Um estudo realizado recentemente pelo e-Marketer divulgou que 93% dos usuários de dispositivos móveis aqui no Brasil utilizam as mídias sociais com seu aparelho móvel.
Ou seja, se você compartilha links de conteúdo ou links para o seu site, mas não possui um site “mobile-friendly”, além de experimentar altas taxas de rejeição, você também irá encontrar um público bem frustrado.
3) DESIGN RESPONSIVO É O MELHOR PARA SEO (RANKEAMENTO DO GOOGLE)
Quando o seu site possui uma única URL, ele acaba sendo “encontrado” mais facilmente pelo Google. Além disso, as chances de erro de SEO na sua página reduzem bastante. Por esses motivos, sites responsivos normalmente possuem um desempenho melhor e são mais fáceis de manter quando comparados ao modelo de site móvel separado.
4) UM SITE RESPONSIVO RÁPIDO É FUNDAMENTAL
Segundo os desenvolvedores do Google PageSpeed, as normas recomendam que o conteúdo acima da dobra em um dispositivo móvel carregue em menos de 1 segundo! E a página inteira deve carregar em menos de 2 segundos. Esse tempo geralmente não é possível ao carregar um site de desktop em um dispositivo móvel. Ou seja, o usuário precisa esperar muito mais tempo até que a página carregue inteiramente e com isso, as chances desse usuário abandonar o seu site tornam-se extremamente altas.
5) RESPONSIVIDADE SE ADAPTA AOS FUTUROS DISPOSITIVOS
Uma das maiores vantagens do design responsivo é que o modelo foi desenvolvido com base no tamanho da tela e não do dispositivo. Dessa forma, não importa qual seja o tamanho da tela que o usuário tenha, seu site sempre será exibido de forma adequada para aquele tamanho de tela.
Com isso podemos refletir que, no futuro, à medida com que novos dispositivos estiverem sendo usados para navegação na web (TVs, celulares, relógios), seu site responsivo continuará bonito e moderno.
É importante ressaltar mais uma vez! Será de extrema importância que seu site consiga fornecer aos seus usuários móveis uma experiência agradável e fácil. Ter um site móvel deixou de ser simplesmente um bom recurso. Pelo contrário, atualmente já é uma necessidade e, consequentemente, irá provocar grandes impactos no crescimento da sua empresa/negócio.
BÔNUS
Trecho de reportagem da revista Exame.com “Google deixa de mostrar nas buscas sites não responsivos”.
Depois de anunciar em fevereiro que faria mudanças significativas em seu ranking de buscas, o Google já cumpriu parte da promessa: os sites que não forem adaptados para smartphones e outros dispositivos móveis cairão no ranking.
O Google deixou claro, entretanto, que a adaptação a dispositivos móveis é apenas um dos 200 sinais que o algoritmo usa para determinar o ranking de resultados.
“Nem todos os sites não responsivos irão desaparecer. Na verdade, eles ainda podem se classificar em um nível alto se tiverem um bom conteúdo que as pessoas realmente queiram”, disse a empresa em um post de blog.