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Mitos do marketing digital – Parte 2

A nossa série de mitos sobre o Marketing Digital continua. Mas dessa vez, o foco são elas, as queridinhas mídias sociais, os links patrocinados e a mídia paga

MITO #1 : NÚMERO DE FÃS É A PRINCIPAL MÉTRICA DAS MÍDIAS SOCIAIS

Talvez seja a métrica mais popular das mídias sociais, mas nem de longe é a mais importante.
Não que não seja importante, apenas não é a principal. O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova social de que sua empresa é engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs são todos influenciadores? São potenciais consumidores? Estão qualificados como possíveis embaixadores de sua marca?

Defina quem será a persona que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas publicações cheguem a ela. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.

MITO #2 : USE O MAIOR NÚMERO DE HASHTAGS POSSÍVEL

O uso de hashtags (#) é uma prática importante nas mídias sociais. Funciona tanto para engajar a audiência exata como para atingir pessoas que ainda não seguem sua página. Porém, elas devem ser usadas com cautela.
Publicações com mais de 10 hashtags (ou até menos) têm uma péssima aparência e não costumam ser levadas a sério pelas pessoas por serem facilmente confundidas com spam.

MITO #3: MEUS CLIENTES NÃO ESTÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS

Vamos aos números de usuários presentes nas mídias sociais para desvendar esse mito:

Facebook: 1 bilhão +

YouTube: 1 bilhão +

Instagram: 400 milhões +

LinkedIn: 400 milhões +

Twitter: 300 milhões +

Pinterest: 100 milhões +

Com tantos usuários ativos nas redes sociais, será mesmo que seus clientes não estão nelas? É mais fácil você não os encontrar do que eles não estarem presentes nas mídias.

MITO #4: PRECISO ESTAR EM TODAS AS MÍDIAS SOCIAIS

É importante saber que a forma como sua empresa utiliza uma determinada mídia social não necessariamente funcionará, se usada da mesma maneira, em outra.
Cada mídia social possui diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários. A forma como sua empresa usa o Facebook não deve ser a mesma como usa o Twitter, por exemplo.

Além do mais, ao criar páginas em várias redes sociais diferentes, tenha em mente que você precisará dispor de tempo para gerir cada uma das estratégias. Não adianta manter páginas em diversas mídias sociais se você não possui tempo/equipe para geri-las.
Leia o nosso post Use as redes sociais para atrair clientes para saber mais!

MITO #5: QUANTO MAIS CONTEÚDO FOR COMPARTILHADO, MELHOR

Esse é um erro comum, acontece com muitos começando a trabalhar com mídias sociais.
Pode parecer que, quanto mais conteúdo for compartilhado, mais pessoas serão alcançadas.
Acontece que há dois tipos de feed de notícias nas mídias sociais: um é atualizado por posts recentes (Twitter, Instagram) e outro é atualizado por posts relevantes (Facebook).

No primeiro caso, postar muito conteúdo poderá chatear os fãs. Só porque eles gostam da sua marca não significa que eles consumirão toda a informação que você publica. É preciso maneirar e focar na qualidade para que os posts não sejam publicados sem gerar resultados.

No segundo caso, não adianta publicar com muita frequência se o fundamento utilizado para aparecer na timeline dos usuários é a relevância. No Facebook, os posts aparecem na timeline de acordo com a preferência dos usuários. Quanto mais você curte os posts de uma página, mais chances de você receber suas próximas atualizações.

MITO #6: PRECISO EXCLUIR OS COMENTÁRIOS NEGATIVOS PARA MANTER MINHA IMAGEM

O ideal é sempre fazer de tudo para não receber comentários negativos. No entanto, sabemos que incidentes acontecem. E, quando acontecerem, esteja preparado para responder à altura.
Nas mídias sociais, as notícias se espalham em uma velocidade inestimável. E, dependendo do que for, apagar um comentário pode causar uma repercussão ainda maior.

Não faltam exemplos de empresas imaturas nas mídias sociais que optaram por essa péssima prática e acabaram afundando ainda mais. Lembre-se que tudo o que é postado em sua página tem visibilidade pública. Apagar um comentário negativo poderá revoltar o usuário, que comentará mais uma vez e, em alguns casos, postará o print screen do comentário apagado.

Se você deseja que sua marca mantenha uma boa reputação nas mídias sociais, aprenda a lidar com o feedback negativo. Não o ignore, principalmente, não o exclua.

MITO #7: NÃO CONSIGO GERAR LEADS COM MÍDIAS SOCIAIS

Se você ainda acha que as mídias sociais não são canais que podem gerar Leads para seu negócio, atualize-se e reveja seus conceitos. Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ e Instagram são alguns exemplos de mídias sociais que podem gerar Leads para sua empresa.
Caso queira saber mais detalhes, recomendamos a leitura do post “Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?”.

MITOS SOBRE LINKS PATROCINADOS E MÍDIA PAGA

MITO #1: NÃO VALE A PENA INVESTIR EM LINKS PATROCINADOS E MÍDIA PAGA PARA TER TRÁFEGO

Se você não investir, perderá oportunidade de impactar em canais e lugares que seu público-alvo está e nos quais provavelmente seu concorrente já se faz presente e você não.
Seguindo uma analogia, vamos supor que você tenha uma loja em um shopping. Você não precisa pagar para divulgá-la. Porém, vai estar no mesmo nível de todas as outras concorrentes.

Com a presença digital é semelhante. Ter uma página no Facebook e não a divulgar, por exemplo, é o mesmo. Lembre-se de que mesmo que sua empresa já tenha uma presença online, ela está dividindo o espaço com muitas outras. Investimento em links patrocinados e mídia paga irão destacá-la.

Você pode também criar segmentações para diferentes públicos via anúncios, que deverão impactar o público interessado em um determinado assunto. Ou, também, pode impactar um público que não seria possível de ser alcançado se não fosse através das segmentações de mídia.

MITO #2: COMPRAR MÍDIA EM APENAS UM CANAL JÁ É SUFICIENTE!

Deixar de testar novos canais pode não dar referências de como comparar métricas e dados para seu negócio ou até mesmo saturar em um canal somente, tendo em mente que seu público-alvo pode estar em vários pontos de contatos, dependendo de sua jornada de compra ou comportamento.

É recomendável, nesse caso, criar demandas de poucos investimentos em outros canais para fazer análises de curto prazo. E, após as análises, verificar se tem potencial de colocar mais investimento.
Diversificar as campanhas também abre a possibilidade de inovar em um novo canal ou ser pioneiro de um concorrente em mercado de lance (bidding) bem competitivo.

MITO #3: NÃO É PRECISO SEGMENTAR CAMPANHAS: QUANTO MAIS GENTE MELHOR

Parece bem óbvio, mas não é possível agradar a todos os mercados. Trabalhar com nichos personalizados tende a ter mais resultados do que querer atingir a todos. Deixando ampla demais a escolha do seu público e sua segmentação, você desperdiçará dinheiro e deixará de impactar pessoas relevantes para sua campanha.

MITO #4: MÍDIA PAGA TEM O MESMO EFEITO QUE POSTAR NAS REDES SOCIAIS ORGANICAMENTE

As conversões dos posts pagos chegam a ser 25% maiores que os posts não utilizados com anúncios. Mesmo sabendo que o alcance orgânico é baixo, isso não é só um dos fatores. O maior deles é segmentar a mensagem do post para o público específico.
Embora muita gente tenda a clicar mais em posts com muitas curtidas, compartilhamentos e comentários de prova social (social proof), é importante ressaltar as definições das métricas mais importantes que números de engajamento, como conversões no site de destino e cliques.

MITO #5: NÃO PRECISO RASTREAR AS URLS

Iniciar uma campanha sem a definição de URLs trackeadas com o Google Analytics por campanhas de mídia é como ficar com dados no escuro. O mais interessante é entender em qual canal, formato ou peça do anúncio o investimento está sendo feito corretamente.

Com as metas claras e KPIs de performance para ter controle das ações de mudança e otimizar as campanhas no meio do caminho, fica visível apresentar os relatórios e acompanhamento da campanha ao longo do caminho.

MITO #6 : É SÓ SEGUIR FAZENDO O MESMO QUE OS RESULTADOS APARECEM

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein.

A mídia paga e os links patrocinados sempre estão mudando. O lance de leilão fica caro, concorrentes sempre estão presentes, novos formatos sempre aparecem e, se não estiver atualizado em novas campanhas, você pode estar perdendo resultados pelos novos updates.

Assim como é importante manter campanhas contínuas “always-on” para ter histórico, índice de qualidade e relevância, reserve sua verba e recursos para esses novos testes.
Também não deixe de lado os pequenos experimentos de teste A/B, como testar cores de botão de CTA, mudar aquele banner que já está rodando há algum tempo, trocar ou refazer os ad copies (textos e redação dos anúncios).

ESSE MATERIAL FOI CONSTRUÍDO JUNTAMENTE COM A EMPRESA RESULTADOS DIGITAIS. POR ISSO, SE VOCÊ GOSTOU E QUER SABER MAIS SOBRE MARKETING DIGITAL, ACOMPANHE NOSSO BLOG POIS NA SEMANA QUE VEM TEM MAIS! 😉

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